3 anos!!!


hoje eu sinto que cresci bastante
hoje eu sinto que estou muito grande
sinto mesmo que sou um gigante
do tamanho de um elefante

é que hoje é meu aniversário
e quando chega o meu aniversário
eu me sinto bem maior, bem maior, bem maior
bem maior do que eu era antes
*

É, três anos. Caramba, como voa.
3 anos que esses pedacinhos de gente dão sentido às nossas vidas.
Com 3 anos, já são duas menininhas. Crescidas pra burro, já não têm mais nada de bebês.

Querem fazer tudo sozinhas: banho, comida, vestir. Escolhem tudo, do desenho pra ver à roupa pra vestir. Adoram rosa, contrariando a mãe que de-tes-ta a cor. Bom, detestava, agora de tanto ouvir falar em tudo rosa já estou até acostumando.

Comem feito gente grande, e de tudo. Ana luz ama arroz com feijão, carne, macarrão, adora vagem, beterraba, uva, banana e ameixa. Estrela tem loucura por vagem, chuchu, farofa, beterraba, brócolis, melancia, banana, manga e suco de laranja.

São perguntadeiras que só elas. Querem saber de tudo, entender de tudo. Não deixam passar conversa despercebida, sempre querendo saber do que se trata. Tem que tomar um cuidado danado com o que se fala perto delas, ô se tem.

Estão na fase da paixão pelo pai. Chega sábado, dia que o paizão não vai trabalhar, grudam nele que nem se tivesse cola. É papai isso, papai aquilo. Se eu chego perto, são capazes de expulsar sem a mínima cerimônia: “mamãe, vai dormir! Hoje é dia do papai!!”.

Não comem balas nem pirulitos, nem sabem o que são. Não tomam refrigerante, adoram suco e são taradas por água – puxaram a mim. Amam brigadeiro e bolo de chocolate – sim, culpada mais uma vez.

Adoram praia. Fazem uma farra danada com os brinquedinhos na areia, curtem sentir as ondinhas do mar, já não têm mais medo. Acham o maior barato sair correndo atrás de pomba.

Têm descoberto os desenhos. Assistem em DVD, pra evitar esses desenhos politicamente corretos estilo Discovery Kids. Os preferidos são Alice no País das Maravilhas, Os Três Mosqueteiros (Mickey), Madagascar, Monstros S.A. e A Tartaruga Manuelita.

São viciadas em livrinhos. Vira e mexe, se a casa está muito silenciosa, é batata: é só dar uma olhada que estão as duas na sala, uma na poltrona, outra no sofá, cada uma folheando concentrada o seu livrinho do momento. E é chegar um adulto por perto, que elas não perdoam: estendem logo o livro ou a revistinha pedindo ‘lê!’. Difícil de escapar.

Falam de tudo, e o tempo todo. Silêncio é coisa rara aqui em casa. Engrenam nuns papos uma com a outra que a gente nem acredita, quase vira discussão filosófica. Constroem as frases direitinho, usando as palavras mais comuns na nossa boca, de um jeito tão fofo que dá vontade de engarrafar pra não esquecer como é.

Adoram ouvir estória. Pedem a toda hora: no banho, na hora de comer, na hora de vestir, na hora de não fazer nada. Já têm suas preferências: Naná gosta especialmente da Cinderela, da Rapunzel e dos Três Porquinhos. Teté prefere Cachinhos Dourados, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho. Já sabem todos os detalhes da estória, e corrigem mais do que depressa quando a gente se confunde e acaba contando de outro jeito.

Brigam de vez em quando. Disputam brinquedos, uma quer o que está com a outra, essas coisas normais de irmão. Mas têm um carinho uma pela outra que é a coisa mais linda de se ver. Se ajudam, colaboram, preocupam-se uma com a outra, defendem-se. É uma ligação tão doce que me deixa com um nó imenso na garganta. De felicidade.

Fazem tantas coisinhas pequenas e maravilhosas a cada dia, aprendem tanto, descobrem tanto, trazem tantas surpresas que se eu fosse tentar falar de tudo, ficaria aqui até o aniversário de 4 anos. E aí, provavelmente teria que começar tudo de novo.

Nessas horas, eu só consigo pensar em como sou privilegiada por ter trazido esses toquinhos de gente ao mundo. Por ser os meus braços que as aninham quando têm sono, medo ou vontade de aconchego. Por ter sido eu a escolhida para dar-lhes a vida.

Feliz aniversário, minhas pimentas.

Mamãe ama vocês mais do que tudo, e cada segundo mais.

* 'Aniversário', do Grupo Palavra Cantada

Comentários

Anônimo disse…
parabéns moças lindas, divirtam-se muito e divirtam sua mãe também... Toh aqui na ponta (num calor danado) e nem posso dar uns beijos, os primeiros beijos que eu daria... Mas acompanho o crescimento de vocês desde os seus 3 meses foi quando conheci o blog da Renata, e cada história já me fez rir muitoOOO. Bjocas e obrigada pelas histórias de sempre.
M. Carolina disse…
pimentinhas lindas do coração!
parabéns pelos três anos
muitas alegrias mais
muitas risadas mais
muitas felicidades
sempre!
bjs do tom, carol e rapha
Anônimo disse…
Elas são lindas... E eu sou manteiga derretida, igual a você...

Beijos.
Mariana disse…
Parabéns às pimentinhas!
Muito lindas elas!
Ri um monte com o texto, porq tenho uma irmãzinha de 3 anos e meio e muitas coisas ela faz também... pedir para ler livrinhos pra ela então, é toda hora! Hehehe
Um abraço!
Joana D. disse…
todos os beijos para as pequenas doce&ardidas

re manteiga derretida
do coração mole e alma quente
parabens pra ti tb, ser mãe é não ter controle dos sentimentos, só flui, amor que flui.

beijo
Bárbara M.P. disse…
Ai, ui!
São mesmo uns pãezinhos de mel, Rezú!

Francamente!


Aperta aí por mim!
ana b. disse…
ah, renata...
tão importante reconhecer q somos nós as verdadeiras privilegiadas por termos nossas crianças! pq é isso, não, nós é demos essa imensa sorte!!!!
parabéns para suas pimentinhas, q elas sempre sejam soma* na vida de vcs!!
bjs
ana

*"soma" no sentido de somar, acrescentar. achei q tinha ficado estranho o texto, mas fiquei sem saber como melhorá-lo... priguicinha, ui!
Anônimo disse…
Ahn...q delicia!!
Parabéns!!!
É mesmo ESTIMULANTE ter pessoinhas como suas pikitinhas a nossa volta....
Sou Mãe com M maiusculo e nao abro mão disso....É a coisa mais perfeita que pode acontecer na vida de uma mulher!!

Parabéns, Pimentinhas e Rê, pelo esforço e pela dedicação em AMAMENTAR as suas pequenas ainda, nesse mundo tão contrário a essa outra maravilha que é o amamentar!!!

Parabéns, MIL VEZES, parabéns!!!!!
Beijus!!!
Ké, Sarah e bebê (uma menininha, ainda sem nome...com 20 semanas)
http://www.flogao.com.br/sarahkrobel
Camila disse…
Parabéns... acho que atrasado... mas é de coração!!!

saúde, saúde, saúde!!! para elas brincarem muitão!!!


beijos daqui...

Postagens mais visitadas