6 meses!!



hoje acordamos ao som de parabéns a você.
mesversário de 6 meses da pimenta-caçula, devidamente lembrado e celebrado pelas irmãs mais velhas.
afe, esse tempo que não pára de passar. outro dia ainda essa bichinha tava se esticando na minha barriga, e eu me perguntando quando ela ia querer conhecer o mundo cá de fora. hoje taí, crescendo ligeiro, tão ligeiro que às vezes dói.
nossa Chiarinha já conversa e bate papo e argumenta. a gente se esforça pra entender, mas não é sempre que dá.
começou a sentar pelos 5 meses, agora já fica um tempão, senta bonitinha e brinca que é uma beleza. as irmãs estão sempre buscando brinquedinhos espalhados pela casa e vão trazendo pra abastecer a caçulinha, mas a pequenina prefere tudo o que não é brinquedo: chave do carro, controle da televisão, celular, pacote de lenço umidecido ou de fralda. é aparecer com alguma coisa diferente na frente dela, que já logo arregala o olhinho, abre bem a boca em sinal de empolgação, e já estica a mãozinha querendo pegar. pilantrinha.
tem loucura por papel, não dá pra esquecer um do lado dela que logo logo a pequena está mastigando toda contente da vida, tão contente que achei um novo apelido pra bichinha, e agora ela é a tracinha da casa.
continua apaixonada por banho, acha o maior barato ficar de pé no balde, segurando nas beiradas, e endurece a perna de um jeito que só mesmo esperando ela cansar pra fazer a pequenina sentar. descobriu que pode fazer uma lambança das boas, batendo com as mãozinhas na água e espirrando pra todo lado. quando espirra nela mesma, acha graça. adora quando a gente joga água na cabeça, fecha os olhinhos, sacode o rosto divertida e sorri toda banguelinha. fofa.
os olhinhos cinzentos (ou esverdeados, às vezes a gente fica na dúvida) parece que a cada dia ficam mais arregalados e mais expressivos. e doces. tão doces, que a gente se derrete ao menor descuido. e quando a gente chega perto, ela estende as mãozinhas querendo tocar o rosto, reconhecer e acarinhar. coisa marlinda.
descobriu a água (para beber) há uns três dias, paixão à primeira vista. toma com a linguinha pra fora, feito cachorrinho matando a sede depois de um passeio comprido. e é na colher ou no copinho, nada de mamadeira, que aqui não passa da porta da rua.
anda curiosa pra burro com o que a gente come. já botamos na mãozinha dela um pedacinho de beterraba, depois um outro de chuchu, e a pequenina não se fez de rogada: foi roendo, roendo, até conseguir arrancar pedacinho. gostou. quando as irmãs vão jantar, fica no maior desespero. parece até que pergunta: 'e eu, mamãe??'.
anda com as gengivas inchadas há um tempo já, mordendo tudo o que vê pela frente, mas não reclama. e o dentinho que é bom, nada de aparecer.
ainda dorme no peito de vez em quando, mas só quando se distrai. na maioria das vezes prefere encher a barriga, virar as costas e curtir seu soninho sozinha. no meio da noite, quando acaba de mamar, vira pro lado e fica resmungando. só pára quando eu tiro ela da nossa cama e coloco no berço - que fica encostado na gente e sem grade, como uma extensão da cama. aí se vira pra cá, se vira pra lá, se ajeita e dorme. e raramente aceita o peito que não seja pra matar a fome. se eu ofereço quando não quer, vem logo empurrando com a mãozinha, decidida. deve ser o calor, eu me repito, tentando afastar o fantasma da rejeição materna, afe.
fica feliz da vida quando as irmãs estão bagunçando por perto, e se uma delas se afasta, agita os bracinhos e se entrega toda num gritinho cheio de excitação, chamando a irmã de volta. fica doida pra ir atrás das irmãs quando passam correndo. desconfio que não vai demorar a engatinhar, e sair muito contente da vida atrás das duas.
adora beijinhos, carinhos e chamegos, mas detesta aperto na bochecha. beijinhos na barriga, nas coxinhas, no pé, no pescoço, fazem a felicidade da bichinha.
vai no colo de todo mundo e já vai logo sorrindo. acho que vai me dar trabalho essa daí, porque quando crescer um pouco, vai dar a mão a qualquer um e sair andando. uff.
está cabeluda pra burro, com ondinhas nas pontas, ensaiando os cachinhos que certamente virão.
encarou uma virose braba nos últimos dias, com muita tosse, nariz cheio, respiração curtinha e tudo mais. não perdeu o bom humor. tirando uma ou outra noite ou dia em que a coisa ficou pior e a pequena não teve outro jeito senão botar a boca no trombone, enfrentou o dodói sem perder o bom-humor, de sorriso maroto no rosto. já vi que vai ser do tipo que não desce do salto por pouco, não.
adora utensílios de cozinha. quer distrair a pequena? dê na mão dela uma colher de pau, uma concha, uma espátula ou um amassador de alho. e pode esquecer, que ela vai se divertir por um bom tempo.
anda com 7kg e alguma coisa, deve ter emagrecido um tantinho nesses quinze dias de virose, mas é coxudinha, e as fraldas M já quase não fecham. tem ombros largos, pescoço cheio de dobrinhas, mãozinhas gorduchas e barriguinha redonda.
é madrugadora, me acorda todos os dias por volta das seis da manhã com um miadinho sorridente, esticando a maozinha para me alcançar, e serpenteando toda pro meu lado. doçura que faz milagre, porque por mais sono que eu tenha, não dá pra acordar de mal humor com uma bichinha dessas chamando do lado.
essa mocinha simpática e de bem com a vida, que não economiza sorrisos, vem crescendo e a cada dia que cresce encanta a gente um bocadinho (inho?) mais.
e pensar no tanto tanto tanto que ainda tem pra crescer... eita.
guenta, coração.
parabéns, Kikiba.
meu, do teu pai, e das tuas irmãs.
com todo amor desse mundo, e um tantinho mais.

ps: comecei a escrever dia 24, dia do aniversário de fato. só consegui terminar hoje. eita falta de tempo lascada...

Comentários

Cacau Ferreira disse…
Parabéns coisinha marlinda!!!!rs

Engraçado, mas lendo esse post é tanta coisa nela que me lembra a Bruna. Acho que é porque as duas são geminianas, mas desde sempre, tem muita coisa que você conta dela que eu lembro da Bru.

Beijo em todas as 4!
Thais disse…
Nossa, Rê, seis meses já!!!!! Realmente, o tempo corre demais... Ele tá linda, linda!!
Joãozinho também andou todo resfriado esses dias. É o clima maluco.
Beijos
Kiara Terra disse…
já Re!
Nossa 6 meses!Parabéns pras duas!vc e ela! beijos nas pimentas grandes e no pai pimentão
Mone disse…
Parabens para a pequena, rsrsrs...
Ela é muito linda, toda rechonchudinha.
Tão risnonha que dagosto de vê.
Parabens para você também mamãe,suas filhas são lindas.
Esse blgo é tão lindo.
Suas filhas s]ao uma gracinha e aind apor cima tem um com o nome que eu queria dar a minha futura criança: Ana Luz.*_*
Aliás você teve um ótimo gosto para escolher o nome das três!
Gostei muito daqui tem um cheiro de criança esperta!
Vou linkar você no blog tudo bem?

Parabéns pelo 6meses,é só começo e depois passa voando.
Nem acredito que eu daqui a 5 dias estarei fazendo 20 anos!
rss'
=)

=***
thais disse…
ai, que linda! cara de estrela! hahaha

parabéns!

beijo

Postagens mais visitadas